05/04/2014

O ARRENDAMENTO DE ESPAÇO DAS LOJAS PARA OS COMERCIANTES DA FEIRA CENTRAL DA CEILÂNDIA


Feira Central da Ceilândia/Foto: Hudson Portela














Ceilândia é a localidade do Distrito Federal com a maior densidade urbana. Criada há 
quarenta anos para resolver problemas de distribuição populacional, a Região Administrativa possui atualmente quase 600 mil habitantes. Os números, de 2010, são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PNAD) da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Mesmo não estando entre as maiores rendas per capita do DF, a cidade é lugar de oportunidades para quem quer investir e empreender, sendo hoje reduto da classe C. Não por acaso, grandes empresas, como a Rede Extra de Supermercados (Grupo Pão de Açúcar), instalaram-se na cidade. Sete feiras permanentes, entre elas, a criada para atender os vendedores ambulantes, também marcam presença. A Feira Central, a mais tradicional, conta com 460 boxes.

Ceilândia tem o maior número de comerciários do DF, totalizando 100 mil. Segundo a Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), lojas, escritórios de advocacia, cabeleireiros e cartórios representam a maior parte da economia da cidade, com 7,8 mil estabelecimentos do tipo. Entre os moradores que trabalham, um terço atua no comércio, e 23,1%, na área de serviços em geral e outras atividades.

Mas com todos esses atrativos alguns comerciantes da Feira Central da Ceilândia ainda discordam com as grandes taxas que a feira estipula aos cidadãos.

A comerciante Dona Rose, há 10 anos na feira, revela que taxas absurdas são cobradas como por exemplo, manutenção do espaço que, segundo ela, não tem valor certo a ser cobrado. O aluguel chega a R$ 600,00 e ainda a comerciante paga água e energia por fora, sendo que a feira só funciona de quarta à domingo. Afirma ainda que já chegou a atrasar o aluguel do espaço que, por sinal, é bem pequeno o que torna o trabalho bem difícil, muitas das vezes o lucro não dá para suprir as despesas do ambiente.


Por Hudson Portela
N9 Notícias Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.