22/07/2014

O DESCASO DA VIACOM COM OS ASSINANTES BRASILEIROS E LATINOS


Forma como conglomerado americano trata assinantes brasileiros e latinos causa preocupação e irrita telespectadores. Foto: Reprodução/Viacom


     O constante aumento de assinantes de TV por assinatura no Brasil, vários conglomerados de mídia apostaram suas fichas com canais de relevância mundial, sendo uma delas a Viacom, dona de canais como Nickelodeon, Comedy Central, CMT, VH1, Spike e MTV (recentemente controlada pela empresa no Brasil após a Editora Abril desistir de continuar a geração do canal). Além disso, constitui seu grupo um dos mais renomados estúdios de cinema do mundo, a Paramount.
     O grupo iniciou suas atividades aqui no Brasil com o ínicio da TV por assinatura, que tem pouco mais de 15 anos. O primeiro canal a estrear foi a Nickelodeon, em 1996. Durante os anos seguintes chegaram a VH1 (2005), Nick Jr. (2008) e VH1 Mega Hits (2010), além do novo Comedy Central, Paramount Channel e Nicktoons, estes dois últimos ainda em negociação com as operadoras. 
     Apesar do grande sucesso de suas marcas no país, o ritmo de continuidade e interesse em renovar a programação de seus canais diminuiu ao longo do tempo. Atualmente o grupo focou suas atividades em dois canais - a Nickelodeon por trazer maior retorno comercial, e sobretudo por ser a maior audiência em relação aos seus canais irmãos e a MTV que integrou o portifólio do conglomerado americano em outubro de 2013, após anúncio da Abril - e “abandonou” a programação das outras. Um grande exemplo de má operação nos dias de hoje e a VH1, que repete os mesmos clipes todos os dias e acrescenta poucas novidades durante o ano. O problema de repetições e poucas novidades se aplicam ao recém-chegado Comedy Central e Nick Jr., esse que muitas pessoas nem o conhece. 
     Os canais simulcast em HD também sofreram o impacto da desorganização do grupo. Por exemplo, em fóruns dedicados apenas para comentar a programação dos canais de TV em geral, reclamam que a VH1 HD, em pleno 2014, ainda exibe em grande escala, clipes musicais de 2009, início da operação no Brasil. 
     Em referência musical, A Viacom tem uma grande história no mundo da música, vide o grande ditador da moda musical, a famosa MTV. Na Europa, só a MTV conta com vários canais segmentados em diferentes estilos musicais, entre eles Base, Hits, Live HD, Idol etc. Com ênfase no MTV Live HD, grande destaque pelo mundo afora por sua grande velocidade em trazer novidades e programas de boa qualidade. Infelizmente, o canal não está disponível no Brasil. Só para comparação, vários países da América Latina, como a Argentina, disponibiliza o sinal. A VH1 tem como segmentos o Classic, Jams e Soul. Todos os três foram retirados das operadoras brasileiras, sendo o único sobrevivente o VH1 Mega Hits, que aos poucos está perdendo o seu espaço. Ironicamente, é o único canal, em versão brasileira, elogiado pelos telespectadores de TV por Assinatura. 
     A Nickelodeon HD, que não é simulcast com sua versão em SD apresenta deficiência em sua programação. Estreias e novos episódios de programas da Nickelodeon em SD são completamente ignorados e séries que foram produzidas com a tecnologia HD não são transmitidos com esse formato. 
     Mas você se pergunta se isso acontece apenas com a empresa na América Latina? Parece que sim. Avaliando as versões de outros países, além de bem atualizadas, estão sempre preocupadas com a identidade visual dos canais e lançam ou renovam canais como o VIVA, canal distribuído na Alemanha, Áustria, Hungria e Suíça (A versão britânica e alemã são diferentes), comprado de acionistas da Time Warner com foco em música com a adição de programas da MTV alemã. A falta de competência para com os canais da América do Sul intriga pessoas que gostam de televisão por ser, aparentemente, a única região ou feed a ser má administrada pelo grupo americano. O motivo para isso acontecer continua um mistério. 

Por Leonardo Farias
N9 Notícias Web Developer

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