07/04/2014

O SUCESSO DAS VENDAS DE PORTA EM PORTA




O que muitos enxergam como vaidade, elas veem como uma oportunidade de faturamento. O Brasil já é considerado o segundo maior mercado mundial de cosméticos, e acabou virando alvo preferencial das grandes empresas globais do setor. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) revelam que em 2012, as vendas de cosméticos somaram US$ 41,8 bilhões (cerca de R$ 84,5 bilhões), em 2013, houve um crescimento em cerca de 20%, alcançando US$ 48,7 bilhões (R$ 98,4 bilhões). Com esse crescente sucesso na venda de cosméticos no Brasil, são muitas as gigantes da beleza que estão cada vez mais empenhadas em investir no país. Entre empresas multinacionais e nacionais, já se destacam nesse mercado empresas como a Natura, Avon, O boticário, Jequiti e outras.

Com o aumento da renda média dos brasileiros e do interesse dos consumidores por produtos de beleza, as empresas têm, nos últimos dois anos, investido em lojas próprias. Paralelo a isso, é cada vez maior o número de pessoas que decidem aderir à modalidade de vendas de produtos estéticos de porta em porta, a grande maioria são mulheres, que enxergam nesse ramo a oportunidade para terem sua própria fonte de renda ou até mesmo conseguir uma renda extra para seu orçamento familiar.

Esse tipo de venda apresenta suas peculiaridades e algumas características, como revela dona Raimunda Soares (43), moradora da cidade de Santa Maria-DF, e que já trabalha há mais de 12 anos revendendo cosméticos para suas vizinhas e moradoras de quadras vizinhas aonde ela reside.

“É preciso primeiro você conhecer a pessoa pra quem você vai vender, senão você não vai nem poder entrar na casa dela” revela dona Raimunda que além de revendedora revela ter construído relações de amizade com a grande maioria de suas clientes. O seu principal material de trabalho são os catálogos que ela carrega consigo pelas quadras residenciais e que sempre deixa para suas clientes darem aquela “olhadinha”, dona Raimunda garante que praticamente em todas as casas que deixa seus catálogos é quase certa a venda de um produto, seja um batom, um estojo de maquiagem, um hidratante corporal ou até mesmo perfumes que já possuem os mesmos preços e qualidades de marcas conhecidas internacionalmente.

Outro fator para o sucesso desse negócio é a diversidade de oferta de produtos, dona Raimunda, por exemplo, revende produtos pra mais de quatro empresas diferentes e afirma que isso acaba fazendo com que os seus clientes se tornem cada vez mais diversificados.

O fato de levar o produto até o cliente e receber o dinheiro depois, também aparece como um diferencial nessa relação de revendedora com cliente acaba gerando uma relação de confiança mutua e que sempre deixa em aberto a oportunidade para uma próxima venda.

As grandes empresas não estão deixando de perceber a importância dessas revendedoras e devido a isso estão criando incentivos cada vez maiores para quem trabalha revendendo seus produtos, esses incentivos variam desde brindes, porcentagens de lucros que já chegam a passar de 60% , dependendo do tipo de produto, e até mesmo viagens para diversos lugares no Brasil e no mundo para aquelas revendedoras que se destacam. Já existem também escritórios regionais dessas grandes marcas, em diversas cidades, para que se estreitem cada vez mais as relações da empresa com suas revendedoras.

Em um mercado que vive um momento de ascensão, essas revendedoras estão lucrando cada vez mais e assumindo um papel de grande relevância nesse crescimento da venda de produtos estéticos no Brasil.

Por Marcos Lenmah
N9 Notícias Web Developer

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