06/04/2014

SANTA MARIA APOSTA EM GRANDES INDÚSTRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCAL


União Química Farmacêutica, localizada no Pólo JK, em Santa Maria/Foto: Desconhecido






Localizado em Santa Maria, o Pólo JK traz as grandes atividades industriais para o crescimento econômico da cidade. Por ser a principal rodovia do DF, que recebe o maior fluxo diário de veículos, o Pólo JK encontra-se em uma região estratégica. Criado em 1994, a pertence ao Programa de Promoção de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do DF (Pró-DF). O ingresso de empresas foi tímida por causa da liberação de licenças ambientais.

Santa Maria, décima terceira Região Administrativa, foi fundada oficialmente em 10 de fevereiro de 1993. Uma das principais cidades dormitórios da capital federal não contava com uma economia forte, pois a maioria dos empregados trabalhavam no Plano Piloto. Atualmente com o investimento de grandes empresas, o comércio local da cidade gera milhares de empregos. Segundo Nerisvaldo Freitas, dono de comércio no Setor Central da cidade, as linhas de negócio são bem definidas e tem tido um aumento no consumo de produtos na região.

Segundo a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (SEDHAB), o Pólo JK foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento industrial e comercial de grande porte no DF, beneficiando a população que vive em seu entorno. Em 1994, foi desenvolvido pela Engevix o plano de ocupação da área, dividindo a implantação do empreendimento em três etapas:

A primeira etapa do projeto, desenvolve-se ao longo da DF- 495, sendo caracterizada por ocupação rarefeita, possibilitando grande permeabilidade do solo.

A segunda etapa apresenta projeto urbanístico. Trata-se de ocupação destinada a lotes comerciais e industriais, voltados às médias empresas.

E a terceira etapa é para consolidar o Pólo JK como centralidade regional, garantindo condições para o estabelecimento de recintos industriais de grande porte, bem como sedes corporativas.

Informações sobre projeto

O projeto propõe a Via JK5, que unifica a 3ª etapa com a 2ª etapa, transforme-se em uma avenida de atividades, com usos mais diversificados e complementando o caráter predominante do pólo. Os quarteirões ao longo da via JK5, o parcelamento é dividido em lotes de grande dimensão (7600 a 11000 m2), com coeficiente de aproveitamento máximo igual a 3 (índice semelhante ao adotado nas demais do projeto). Esses parâmetros de ocupação levam à verticalização das edificações, que podem chegar a 15 pavimentos, criando uma imagem urbana análoga a das áreas centrais.

Dados

Áreas da intervenção: 128,74ha

População estimada: 20.719

144 lotes unifamiliares

3 lotes entre 15.000 e 30.000 m2

42 lotes entre 6.000 e 15.000 m2

276 módulos entre 1.5000 e 3.000 m2, passíveis de agrupamento

Com o contínuo desenvolvimento da região industrial, Santa Maria poderá crescer economicamente e assim, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade.


Por Leonardo Farias
N9 Notícias Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.