29/07/2014

MUDANÇA DE LOGOMARCA PODERÁ APRESENTAR MUDANÇAS NA GESTÃO DO SBT



O SBT nunca foi uma emissora preocupada com a sua imagem e após dez anos, finalmente o canal de Silvio Santos muda a sua logomarca. Imagem: SBT

     O conceito é o mesmo, o círculo colorido com a sigla do Sistema Brasileiro de Televisão, mas representa grandes mudanças no futuro da emissora. O então círculo ganha movimento e cores mais vivas. Parece feita com aquelas réguas mágicas que encontramos em papelarias, mas segundo Kevin Zung, diretor-executivo de criação da Publicis: “Estamos seguindo a tendência em linha com o que há de mais moderno no design mundial”. Sinceramente, nunca vi um logo parecido com esse. Além disso, parece de um canal infantil. Mas, não podemos reclamar, o SBT aparentemente está acordando de seu profundo sono, após anos de programação repetitiva e enlatada, mesmo que atualmente ainda isso aconteça em parte dos horários, principalmente à tarde. São novelas em todo o momento e o desgastado Chaves e Chapolin. A parceria com a mexicana Televisa mostra como a emissora paulista não vê outros mercados que poderiam ajudar a levantar a audiência do canal e voltar à segunda posição, ameaçada em vários horários pela Rede Record - esta também com programação de baixa qualidade. 
      O SBT viu sua capacidade de produção de conteúdo quando Danilo Gentili chegou à emissora e com a volta de Otávio Mesquita. O canal tem experiência, são quase 35 anos. A audiência mostrou o que é bom e ruim entre os programas da emissora. Infelizmente demorou muito para abrir os olhos e se mexer.
     Com o lançamento da marca para dia 17, dia do aniversário da emissora, para o público em geral, vimos que com o novo logo, e nos últimos três anos com a contratação, pela primeira vez, de uma agência para a criação de uma identidade visual, além do slogan “#compartilhe”, o SBT passou a se preocupar com a sua imagem. Mostra que está de voltando ao combate, ainda que em passos lentos. 
     Espero que com as mudanças anunciadas e num futuro bem próximo, o SBT mude a sua programação radicalmente. É necessário. Chega de tantas novelas, Chaves e programas como “Casos de Família” e Programa do Ratinho”. Mudanças no jornalismo, adaptar-se às novas tecnologias, como o já “antigo” HD. Começar parcerias com canais de conteúdo realmente relevante e de qualidade. Um exemplo: a BBC. Ela não produz apenas documentários. Suas séries e programas são famosas no mundo inteiro, mas o Brasil não reconhece. O SBT precisa de aulas com a France Televisions e CBC (Canadian Broadcasting Corporation) e a própria BBC, com seu reconhecido selo de qualidade. Mas, diante dos fatos, não podemos dizer que a emissora de Silvio Santos está em decadência, apenas em transformação.

Por Leonardo Farias

N9 Notícias Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.